fbpx

Iridologia é a ciência que estuda a íris do olho, de modo que através desta análise é possível diagnosticar doenças. Esta técnica é usada na medicina natural ou complementar e sua tradição está presente há muito tempo na China e Grécia, e vem se aperfeiçoando cada vez mais. Foi o médico homeopata, o Dr. Ignatz Von Peczely. que no século XIX, criou a iridologia ocidental.

A iridologia irá atuar descobrindo eventuais desequilíbrios no organismo. Esta técnica permite o terapeuta olhar através da íris todo o funcionamento do organismo.

Com o diagnóstico pode-se verificar se o paciente apresenta alguma doença ou disfunção, ou até se expressa uma inflamação em algum órgão. Muitos iridologistas afirmam que através da íris é possível detectar a saúde como um todo.

Como é feito o diagnóstico?

A iridologia é uma prática antiga que recentemente está ganhando aval da comunidade científica, apesar de muitos médicos contestarem afirmando que ela não é tão eficaz como se diz, vale ressaltar que a técnica não é reconhecida pelo Conselho Federal da Medicina.

Antes da consulta, o paciente responde algumas perguntas através da anamnese, e posteriormente é utilizada uma câmera com equipamento de alta resolução para captar a imagem dos olhos do paciente.

O diagnóstico  é feito por um profissional capacitado que irá observar as fibras e a cor da íris. Com isso, ele consegue verificar se há uma alteração em algum órgão do corpo. Os especialistas afirmam que pela íris do olho pode-se notar alterações resultantes de medicamento, depósitos de droga e até os hábitos dos pacientes.

Para chegar aos resultados, os iridologistas fazem uso de gráficos da íris para detectar quais partes do corpo estão saudáveis, doloridas ou doentes. Na íris é possível encontrar as diversas camadas desde o branco até o preto. O branco representa o estado agudo da doença, já o preto o estado crônico.

benefícios da iridiologia

  • O paciente tem uma consciência geral da saúde;
  • Sabe quais órgãos estão ativos;
  • Conhece melhor as condições do seu sistema nervoso e digestivo;
  • Vai mostrar as partes do seu corpo que podem estar com problemas;
  • Pode apontar uma inflamação presente no organismo, caso exista.

Assunto em questão

Apesar de seus benefícios e sua procura aumentarem pelo número de pacientes que cresce a cada ano, ainda não existe nenhuma comprovação científica que comprove a veracidade da iridologia, mas mesmo não havendo a comprovação, também não há como se afirmar que a técnica faz mal ou prejudique o paciente.

Nos Estados Unidos alguns médicos descrevem a iridologia como uma importante ferramenta de diagnóstico. Cada cultura com suas aceitações.