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Alguns alimentos contêm aminoácidos e vitaminas essenciais, que atuam diretamente em nosso organismo diminuindo o estresse, combatendo a ansiedade e aumentando os níveis de serotonina, responsável pelo bem-estar e pelo relaxamento. A seguir, conheça os sete alimentos campeões para tranquilizar a mente.

Frutas cítricas

Estudos comprovam que a vitamina C presente nas frutas cítricas, diminui a secreção de cortisol, hormônio que é liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse e à ansiedade e também é responsável por transmitir a notícia de estresse para todas as partes do corpo. O consumo de frutas cítricas promove o bom funcionamento do sistema nervoso e aumenta a sensação de bem-estar. Vitaminas e minerais, como a vitamina C, por exemplo, são perdidas nos quadros de estresse e ansiedade, além de queda de açúcar no sangue (hipoglicemia). Por isso, a necessidade de suprir essas carências.

Leite, ovos e derivados

Eles são uma ótima fonte de um tipo de aminoácido, o triptofano, que alivia os sintomas de ansiedade, uma vez no cérebro, o triptofano aumenta a produção de serotonina (hormônio da felicidade), que é um neurotransmissor capaz de relaxar e dar sensação de bem-estar. É recomendado o consumo de 2 a 3 porções por dia deste grupo de alimentos.

Carboidratos

Os carboidratos, provenientes dos cereais na sua forma simples e integrais, e das frutas mais adocicadas, também podem combater a indesejada ansiedade. Elevam o nível de açúcar no sangue, dando energia, bem-estar e disposição. Pães, arroz, aveia, feijão, massas, batata, mel, jabuticaba, uvas, maçãs fazem parte deste grupo alimentar. A quantidade recomendada é de 6 a 9 porções diárias.

Banana

É comprovado por diversos estudos que esta fruta ajuda no combate da depressão e alivia os sintomas da ansiedade. Graças ao alto teor de triptofano que a fruta carrega, ajudando na produção de serotonina.

Carnes e peixes

Eles são a melhor fonte natural de triptofano, aminoácido que em conjunto com a vitamina B3, magnésio e ácido fólico produzem serotonina, um neurotransmissor importante no processo do sono, do humor e que regula os níveis de ansiedade. As carnes e peixes contêm outro aminoácido chamado taurina, e esta substância aumenta a disponibilidade de um neurotransmissor chamado GABA, que o organismo usa para controlar fisiologicamente a ansiedade. É recomendado o consumo diário em relação às carnes de 1 a 2 porções, dê sempre preferência às carnes brancas e magras.

Chocolate

O chocolate, rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que favorece a produção de serotonina, melhorando a sensação de humor, reduzindo a sensação de ansiedade. O recomendado são 30 gramas de chocolate por dia. E de preferência ao chocolate amargo, bem menos calórico e mais rico em flavonoides.

Espinafre

O espinafre contém folato (ácido fólico), que é uma potente vitamina anti-depressiva natural, combate a ansiedade, pois quando está em baixas concentrações no organismo também diminui os níveis cerebrais de serotonina. Segundo um estudo da Universidade da Califórnia, o cérebro consome muita energia para funcionar e isso resulta na sobra de resíduos químicos oxidantes. É neste momento que alimentos, como o espinafre, começam a trabalhar para eliminar as substâncias em excesso, “desenferrujando” o cérebro.